Inteligência emocional na prática.

Afinal, como entender melhor suas emoções e evoluir com sua inteligência emocional no trabalho?

Hoje é comum falarmos em inteligência emocional. Quem não gostaria de entender melhor suas emoções ou, ainda melhor, ter real controle sobre elas? Quem não gostaria de ter essa carta na manga para uma performance melhor no trabalho, uma relação melhor com as pessoas e, por que não, mais felicidade?

O primeiro passo para evoluir nessa direção é entender como suas emoções têm se manifestado no dia a dia. Convidamos você a refletir sobre as questões abaixo.

Leia Também:

———————————————————————————————————

1. Reconhecer emoções e sentimentos

Nossa inteligência emocional começa com o que chamamos de consciência pessoal e social, ou seja, a capacidade de reconhecer emoções (e o impacto delas) em nós mesmos e nos outros. Essa é a base do autoconhecimento e afeta nossa tomada de decisões. Vale pensar:

  • Quais são meus pontos emocionais mais desenvolvidos? 
  • Quais são minhas fraquezas?
  • Como meu humor afeta meus pensamentos e a minha tomada de decisão?

———————————————————————————————————

2. Fazer uma pausa

Parece simples, mas não é. Todos sabemos o quanto é essencial parar, respirar, notar e refletir – para então agir. Mas o mundo VUCA em que vivemos nos deixa cada vez menos tempo para repensar e redirecionar a rota quando necessário. Até consideramos a pausa, mas quantas vezes a colocamos em prática?

Se nosso objetivo é praticar o autocontrole e buscar mais qualidade de vida, precisamos ser capazes de parar. Uma simples pausa pode evitar que uma decisão permanente seja tomada com base em uma emoção temporária.

———————————————————————————————————

3. Controlar pensamentos

Nossas emoções não são um tema debatido com tanta frequência no ambiente familiar ou escolar, por isso pode ser difícil controlar o que sentimos. Na verdade, achamos que controle e sentimento são departamentos diferentes – o que não é totalmente verdade. Se não controlamos nossas emoções, conseguimos ao menos controlar nossas reações a elas, focando em nossos pensamentos. É mais ou menos assim: não podemos impedir um pássaro de pousar em nossas cabeças, mas podemos impedir que ele faça um ninho. Lembre-se disso.

———————————————————————————————————

4. Não reagir a críticas

É fato: ninguém gosta de receber feedback negativo. Mas não existe desenvolvimento sem um real entendimento do que podemos melhorar. Quando nos cercamos de pessoas capacitadas para nos dizer o que funciona ou não no que fazemos, temos uma chance incrível de nos aperfeiçoarmos.

E você: como ficam suas emoções quando você recebe uma crítica?

———————————————————————————————————

5. Ser autêntico

Ser autêntico não é compartilhar tudo a seu respeito, com todos, o tempo todo. É simplesmente ter clareza sobre o que você quer dizer e agir de acordo com seus valores e princípios. Muitas pessoas têm dificuldade de dizer o que pensam. Mas quando você compartilha o que sente, abre caminho para que outros façam o mesmo com você.

———————————————————————————————————

6. Demonstrar empatia

Ter empatia é compreender os pensamentos e sentimentos dos outros – habilidade essencial para se conectar com qualquer pessoa. Você não precisa concordar com o ponto de vista dessa pessoa. É a atitude de se esforçar para entender uma opinião que faz a diferença, constrói relacionamentos profundos e amplia sua percepção de mundo.

————————————————————————————————————————————-

7. Saber elogiar

Todo ser humano deseja reconhecimento e apreciação. Quando você elogia alguém, ajuda a construir um relacionamento de confiança. E já reparou que fazendo isso você também se sente bem? É o início de um ciclo: quando você compartilha o que aprecia em outra pessoa, inspira essa pessoa a buscar a melhor versão de si mesma.

———————————————————————————————————

8. Oferecer feedback construtivo

Você sempre pode transformar um feedback negativo em um feedback construtivo. Se a pessoa impactada entender a relevância de sua crítica, ficará mais disposta a mudar.

————————————————————————————————————————————-

9. Pedir desculpas

Nem sempre é fácil pedir desculpas. Essa atitude demonstra humildade, qualidade indispensável quando a ideia é se conectar com outras pessoas. É preciso inteligência emocional para entender que pedir desculpa não significa estar errado, mas sim valorizar mais o relacionamento do que nosso ego.

———————————————————————————————————

10. Perdoar, esquecer, seguir

Já reparou como o ressentimento funciona? Enquanto quem ofende segue em frente sem olhar para trás, o ofendido mal se dá uma chance de cura. Deixa a faca dentro da ferida. Quando você perdoa e esquece, o movimento é o contrário: você não vira refém de suas próprias emoções e a vida continua.

———————————————————————————————————

11. Manter compromissos

O hábito de manter a palavra é notável. Principalmente quando basta enviar uma mensagem de texto para mudar de ideia ou quebrar uma promessa. Ficou tão fácil. Mas desfazer um acordo com seu filho pode causar tantos danos quanto perder um prazo importante nos negócios. Você precisa mesmo cancelar esse compromisso?

———————————————————————————————————

12. Ajudar

A melhor maneira de impactar positivamente as emoções dos outras pessoas é oferecer ajuda. Quanto tempo de sua agenda é reservado para ouvir e de fato ajudar? Atitudes como essa criam um círculo de confiança, multiplicando sua atitude positiva e inspirando outras pessoas a seguirem seu exemplo.

inteligencia emocional no trabalho: como desenvolver

Destrave seu potencial com o programa de mentoria de carreira da Woke. Fale agora conosco!


Sobre o autor:

A Woke é uma empresa de executive search e desenvolvimento de carreira,  acreditamos que pensar em carreira não tem hora.

Nascemos em 2016 pelo inconformismo no modo de operar as relações de trabalho. O mundo está em constante evolução, a tecnologia impulsionou mudanças em diversos setores do mercado, e pensar as relações de trabalho não poderia ser diferente.

Leia mais

Anterior
Anterior

O futuro do outplacement chegou!

Próximo
Próximo

Dicas para Entrevista Online de Emprego: Saiba como se Preparar.