Design organizacional: os benefícios de rever a estrutura da sua empresa

Design organizacional é o conceito usado para redesenhar as relações entre áreas de uma organização. Modelo requer adaptação da liderança.

Foto: Neven Krcmarek no Unsplash

Foto: Neven Krcmarek no Unsplash

 

Empresas dos mais variados tamanhos e setores estão passando por transformações que foram acentuadas pela pandemia — principalmente quando o assunto é gestão, organização e eficiência. 

É neste cenário que o design organizacional se destaca. 

A metodologia é usada por organizações que buscam redesenhar ou adaptar sua estrutura em busca da melhoria e otimização de processos.

NESTE ARTIGO

  • O que é Design Organizacional?

  • Pandemia acelerou necessidade de rever o design organizacional

    • Benefícios do design organizacional

    • Alinha o modelo de negócio ao seu objetivo

    • Quebra barreiras entre departamentos e permite a adaptabilidade

    • Agiliza o tempo de resposta e a tomada de decisão

    • Oferece soluções efetivas para resolver os problemas

  • Como estruturar equipes de trabalho com a gestão do design organizacional?

  • Conclusão

O que é Design Organizacional?

Design Organizacional significa (re)definir e (re)organizar as relações e as responsabilidades entre áreas de uma empresa, a fim de alcançar maior celeridade na comunicação e na busca pelos objetivos da organização.

"Buscamos, com essa adaptação da estrutura, trazer mais fluidez na tomada de decisão, clareza das responsabilidades e limites de autoridade de cada integrante da organização, assim como as expectativas sobre eles. Deixar explícito o que antes estava implícito, inclusive para as regras dessa organização e como elas são definidas", explica Kellie Crosara, consultora de design organizacional. 

Segundo ela, o processo acontece de forma contínua. 

"Podemos começar com pequenos experimentos dentro da organização, em um time ou área, ou nela inteira, dependendo do contexto. 

O design organizacional permite a constante experimentação e adaptação das intervenções propostas, como protótipos, para que possamos avaliar, responder e adaptar tempestivamente a estrutura, permitindo maior responsividade na tomada de decisões", ressalta.

Pandemia acelerou necessidade de rever o design organizacional

Um estudo realizado pela consultoria Gartner com mais de 800 líderes de RH procurou entender as principais tendências para 2021. 

Nele, 46% destacam a necessidade de repensar o design organizacional e mudar a gestão

Segundo a consultoria, o design organizacional é a chave para impulsionar muitos objetivos de negócios da empresa, incluindo otimização de custos. 

O levantamento indica que muitas organizações se deram conta, durante a pandemia, que tinham estruturas rígidas, fluxos de trabalho, funções e redes que não atendem às necessidades de hoje e que não são compatíveis com a mudança rápida que estamos vivendo

O design organizacional vem justamente de encontro a isso, fazendo com que as empresas pensem fora da caixa, sejam mais flexíveis e estejam mais próximas dos seus objetivos, mesmo em um período de incertezas. 

"O design organizacional traz luz para essas questões e nos convida a experimentar novas formas de trabalho, que sejam mais humanas, integrais e saudáveis", explica Kellie. 

Segundo Kellie, a pandemia causada pelo Covid-19 acelerou a necessidade das organizações de reverem e questionarem seus paradigmas, como a estrutura piramidal hierárquica, e toda a burocracia e ineficiência decorrente desse modelo de comando e controle, assim como suas relações de poder. 

"Percebi uma movimentação no sentido e busca por alternativas", ressalta.



Benefícios do design organizacional

Para falar sobre os benefícios da metodologia é importante, primeiro, trazer algumas questões que podem ser endereçadas com o design organizacional. 

A demora na tomada de decisões é uma delas. 

"Além disso, essas decisões são tomadas, muitas vezes, por líderes que estão fora do contexto no qual a oportunidade ou o problema surgiram", explica Kellie.  

Outro ponto comum nas estruturas organizacionais, e que pode ser resolvido com o design organizacional, é a existência de uma área nebulosa em relação às expectativas e responsabilidades de cada colaborador. 

A metodologia ainda expõe lideranças implícitas — ou seja, nos casos em que o organograma da empresa apresenta um desenho mas, na prática, isso não acontece.  

Dessa forma, o design organizacional traz diversos benefícios:

Alinha o modelo de negócio aos seus objetivos

Permite que a gestão como um todo trabalhe em prol do objetivo estabelecido. 

Isso porque, dá clareza de cada papel, com a responsabilidade, autoridade e limites bem estabelecidos. 

Isso permite que os colaboradores trabalhem com objetivos definidos e mais autonomia para decidir e atuar de acordo com o que está descrito.

Quebra barreiras entre áreas e viabiliza a adaptabilidade

Estruturas podem ser alteradas e adaptadas sempre que necessário, atendendo à demanda das equipes ou organização. 

Isso gera mais interação entre áreas e colaboradores e permite o trabalho colaborativo, tão importante hoje em dia. 

Segundo Kellie, a proposta do design organizacional é ter uma estrutura simples o suficiente para permitir sua constante evolução e, adicionalmente, que essa evolução seja feita pelos próprios colaboradores, em conjunto.

Agiliza o tempo de resposta e da tomada de decisão

Transparência dos acordos e regras vigentes. 

O design organizacional traz visibilidade ao time, que consegue entender as expectativas relacionadas aos papéis, a estrutura atual e de como evoluir neste sistema. 

"Auxilia a tomada de decisão tanto das pessoas que hoje assumem papéis de liderança, quanto dos demais colaboradores. É um ganho de agilidade e responsividade das equipes", ressalta Kellie.

Oferece soluções efetivas para resolver os problemas

Agilidade e organização do tempo. Com papéis bem definidos, transparência, menos barreiras e comunicação facilitada, os times podem trabalhar e realizar suas tarefas mais rapidamente, com foco nos objetivos estabelecidos e mais assertividade nas soluções.

 

Como estruturar equipes de trabalho com a gestão do design organizacional?


Não existe uma fórmula pronta para adotar o design organizacional. 

Kellie explica que o caminho varia de acordo com o contexto da organização e o que ela busca com a nova estrutura. 

"Começar mapeando as tensões existentes na organização pode ser um bom caminho, e esse mapeamento pode ser feito por meio de entrevistas com os colaboradores e observação dos rituais já existentes ali", destaca. 

Depois disso, é importante começar com experimentos, avaliar os resultados e, se preciso, se adaptar e propor melhorias.  

Estruturar equipes de trabalho e definir os papéis de cada um também é fundamental.  

"Quando as pessoas assumem os papéis dizemos que elas energizam esses papéis. É possível que uma pessoa energize mais de um papel, assim como é possível um papel ser energizado por duas ou mais pessoas", explica Kellie. 

Em seguida, é importante realizar reuniões de equipe de forma estruturada e aliada a outros conceitos.  

Kellie cita a Organização Orgânica (O2). A tecnologia social propõe a substituição da tradicional hierarquia, ilustrada em pirâmide, por círculos. 

Nesses círculos, os times trabalham e se organizam em torno de um mesmo propósito,  agrupando papéis e responsabilidades de forma descentralizada.

Fonte: Woke

Fonte: Woke


Conclusão

Fica claro que o design organizacional é uma forma de ajustar estruturas para garantir que os objetivos das organizações sejam alcançados.

Em tempos de tantas mudanças como as que estamos vivendo, isso é crucial para obter resultados sustentáveis e manter a competitividade.

Como consequência, a empresa consegue inovar mais, aumentar a produtividade, a satisfação no trabalho e ter agilidade na resolução de problemas.

Mas é importante ter em mente que para desenhar uma estrutura organizacional que, realmente traga esses resultados, é essencial que haja uma mudança de mentalidade dos líderes e dos colaboradores.

As pessoas precisam entender que esse é o caminho para garantir a longevidade e o potencial de crescimento do negócio no mercado.


Sobre o autor:

A Woke é uma startup que faz uso da tecnologia e dados para estar em todo ciclo de carreira do executivo e atua diariamente para mudar a relação de trabalho entre as pessoas e as empresas! 

Como uma peopletech, atuamos ao lado das pessoas com programas que as apoiam e orientam no processo de autoconhecimento e no desenvolvimento de novas competências, potencializando suas carreiras. 

Para as empresas, temos programas de evolução da cultura organizacional e desenvolvimento de liderança. Além disso, somos referência  em recrutamento de alta gestão, serviço em que unimos todos esses conhecimentos de pessoas e empresas para transformar os resultados das companhias com altíssima performance. 

Leia mais

Anterior
Anterior

Os desafios do trabalho remoto. Como resolvê-los?

Próximo
Próximo

Wellness: o que é, como praticar e por que aderir?