Gestão de Carreira: 6 Principais Dimensões.

gestao-de-carreira

Ao contrário do que muitos pensam, uma boa gestão de carreira não depende somente de habilidades técnicas e de um bom networking.

Existem diversos fatores relacionados à maneira como lidamos com a nossa vida profissional. Por isso, é importante estabelecer um ciclo de desenvolvimento estruturado, que permita ter autoconhecimento, disciplina para aprender novas habilidades e oportunidade para testar seus conhecimentos na prática.

Tudo isso levando em consideração uma série de dimensões que terão impacto direto nesse processo, como as competências comportamentais, a coerência entre a visão de vida e a visão de trabalho (propósito), a saúde física e mental e, não menos importante, a saúde financeira.

Você deve estar se perguntando: mas o que minha saúde financeira ou minha saúde física têm a ver com gestão de carreira? Tudo!

Confira quais são as 6 principais dimensões que impactam a gestão e o planejamento de carreira:


Leia Também:


1. Habilidades técnicas | Hard Skills

Hoje vivemos em um contexto de constantes mudanças e incertezas.

Por isso é preciso estar atento às novas tendências e habilidades - ou hard skills - que surgem no mercado e saber identificar quais delas poderão ser alavancas para a sua carreira, sobretudo quando relacionadas à sua área técnica de atuação.

Um estudo mostra que apenas 29% de novos contratados têm as habilidades atuais necessárias.

Ao mapear e desenvolver as habilidades estratégicas, sejam elas em nível de especialização ou generalistas, você será capaz de prever e antecipar movimentações importantes para sua vida profissional e ampliar o leque de oportunidades.

Investir em uma mentoria técnica e em conteúdos e cursos em lugares que sejam referência para a área de conhecimento são boas formas de alavancar o seu desenvolvimento de hard skills.

2. Competências comportamentais | Soft Skills

Já não é novidade que as competências comportamentais sejam fundamentais para o desenvolvimento profissional, uma vez que complementam e moldam a maneira como as habilidades técnicas são aplicadas e têm o poder de potencializar seus resultados em diversos âmbitos.

As habilidades comportamentais tendem a ser um diferencial dentro da carreira do profissional e impactam todas as outras dimensões.

É essencial identificar quais são as competências que vale a pena investir e aprimorar de acordo com todos os aspectos da sua vida.

De acordo com a SHRM (Society of Human Resources Management) 2019, 75% dos recrutadores consideraram que existe um gap de habilidades nos talentos do mercado, o que dificulta a qualidade das contratações.

3. Networking

O networking pode ser usado como uma poderosa ferramenta na gestão de carreira para potencializar sua exposição no mercado e possibilitar o seu desenvolvimento profissional.

Quanto mais ampla e diversa for a sua rede de relacionamentos, mais você estará exposto a diferentes aprendizados - diversificando seu conhecimento e suas habilidades - e maiores serão as chances de você se tornar referência para profissionais de outras áreas de atuação.

Gerir seus contatos com disciplina e, principalmente, compreender como criar uma relação genuína com eles é a chave para o sucesso.

4. Propósito

Conectar propósito com a gestão de carreira é uma das melhores formas de aumentar engajamento e produtividade.

O trabalho com propósito é cada vez mais visto por empresas e seus colaboradores como uma oportunidade de transformar indivíduos e a sociedade, além de contribuir para aumentar o comprometimento e a motivação dentro das organizações.

Seu propósito deve evoluir de acordo com as suas aspirações profissionais e estar conectado com seus valores.

Além disso, compreender previamente o ambiente e cultura que você estará exposto pode potencializar seu sucesso profissional, melhorar sua saúde mental e proporcionar longevidade à sua carreira.

5. Saúde mental e física

Esses são fatores que elevam a felicidade e potencializam o desenvolvimento das pessoas.

Bons hábitos relacionados à saúde física e mental, além do equilíbrio de vida e trabalho, fazem com que outras esferas da sua vida continuem a ser desenvolvidas, como as esferas da transformação e da produtividade, que exigem dedicação e gasto de energia.

Manter-se ativo e saudável, com uma alimentação balanceada junto à prática de exercícios regulares e de rotinas de mindfulness, comprovadamente impulsionam a carreira.

De acordo com um estudo, 89% dos líderes identificaram a Inteligência Emocional, por exemplo, como "altamente importante" ou "essencial" para atender aos principais desafios de suas organizações.

6. Saúde financeira

A saúde financeira é um dos principais elementos da gestão de carreira e pode impactar, positiva ou negativamente, todas as suas decisões profissionais.

Parece óbvio, mas muitos profissionais não controlam os gastos e, por mais que avancem profissionalmente, não administram bem seus recursos para atingir suas metas de médio e longo prazo.

Criar uma reserva de emergência e fazer um planejamento financeiro adequado aumentam a segurança para futuras transições e possibilitam, por exemplo, que você invista em cursos e especializações para avançar mais rapidamente na carreira.


85% dos profissionais estão desengajados no trabalho. E para mudar essa estatística é preciso internalizar, desde já, questões sobre carreira e investir na própria evolução, pessoal e profissional, para encontrar o emprego ideal e se sentir bem e realizado.

Saiba mais sobre como começar a alavancar a sua carreira.


Sobre o autor:

A Woke é uma empresa de executive search e desenvolvimento de carreira,  acreditamos que pensar em carreira não tem hora.

Nascemos em 2016 pelo inconformismo no modo de operar as relações de trabalho. O mundo está em constante evolução, a tecnologia impulsionou mudanças em diversos setores do mercado, e pensar as relações de trabalho não poderia ser diferente.

Leia mais

Anterior
Anterior

Recrutamento e Seleção: o que é, impactos do processo e mais!

Próximo
Próximo

Avaliação de Desempenho: Como as Grandes Empresas Atuam?